O CREI e os pais



Quanto ao acompanhamento dos pais a respeito do desenvolvimento e aprendizado das crianças, além das conversas esporádicas com os coordenadores e professoras, temos também a reunião pedagógica que ocorre uma vez por mês.
  
Através da reunião pedagógica (feita com toda a equipe do CREI) tratamos concretamente dos problemas e limitações enfrentados pelas professoras e auxiliares em relação às crianças que apresentam alguma dificuldade específica no que diz respeito à capacidade de aprendizado, capacidade de convivência em grupo, dificuldades na alimentação, bem como dificuldades de ordem psicológico-afetiva.

A partir desses dados acompanhamos de maneira mais próxima a criança, seja colhendo informações com as professoras e auxiliares a respeito de seu desenvolvimento e evolução, seja no dia-a-dia criança, observando e interagindo com as mesmas. 

Todavia, esse acompanhamento mais próximo, em alguns casos, não é suficiente. Assim, torna-se necessário a convocação de algumas mães para uma conversa particular a respeito do desenvolvimento a criança. Nessas entrevistas é descoberto o contexto em que a criança vive, ou seja, a estrutura de seu lar, se vive em um ambiente sadio que possibilite o desenvolvimento de suas capacidades, se a criança é submetida à situações de estresse etc.

Com esses dados levantados, adquirimos informações para reorientar as professoras e auxiliares quanto ao que a criança tem vivenciado e quais possíveis cuidados devem ser tomados.

Leonardo Amorim
Presidente e Coordenador Pedagógico