Objetivos da educação proporcionada pelo CREI


Despertar a criança para seu desenvolvimento afetivo e cognitivo através de atividades lúdicas diversas e através da postura do educador (professor, auxiliar ou coordenador) como  referencial para a criança na formação  de valores e na construção de vínculos interpessoais  que proporcionem relações de confiança e segurança. Vínculos estes, muitas vezes, proporcionados somente pelos educadores, na medida em que muitas das crianças não conseguem estabelecer esse vínculo no próprio ambiente familiar. 

Entre as atividades temos: músicas, canções de roda; atividades lúdicas como pinturas, desenhos e atividades manuais diversas; histórias contadas pelas professoras e auxiliares; filmes; e a abordagem temática, o Plano de Ação do ano (o tema que será abordado durante todo ano). No ano passado o tema foi “Quem canta seus males espanta”, salientando, na prática com as crianças, o valor da música e orientando todas as atividades supracitadas para o tema “música”. Em 2008 o tema foi “Planeta Água”, orientando as atividades para esse enfoque; no ano da Copa do mundo o tema foi “O CREI na Copa”, salientando nas atividades, por exemplo, aspectos das culturas de todos os países participantes da Copa.

É importante salientar que o CREI, quando seleciona as famílias/crianças assistidas não faz nenhuma exigência em relação à religião professada pela família, se adepta de alguma tradição religiosa ou não. No entanto, dentro das atividades das crianças são inseridos elementos que podem ser chamados de religiosos, tais quais a oração antecedendo o almoço, o agradecimento a Deus, canções e histórias com temática religiosa (embora não componha a maior parte das canções e histórias que utilizamos)  e elementos com fundamentação ético-moral, ou seja, a valorização e o respeito pelo outro coleguinha, atividades coletivas que estimulem a solidariedade, a cooperação etc.