O que é o CREI


As crianças em idade pré-escolar são as que mais sofrem as conseqüências – às vezes irreversíveis – da desnutrição, abandono e da ausência de cuidados relativos à sua idade. Por isso pretendemos, através do CREI, dar a nossa pequena contribuição às famílias mais necessitadas. 

Entendemos que é possível a cada pessoa, individualmente ou coletivamente, através de um grupo ou comunidade, fazer a sua parte no auxílio daqueles que mais precisam de nós socialmente.

Para tal foi organizado o Centro de Recuperação Infantil, o CREI, que pede sua contribuição de trabalho e amor. Atualmente, atendemos 50 crianças em salas apropriadas, com pessoal habilitado e desenvolvemos um importante programa educacional, recreativo e nutricional. As famílias mais desfavorecidas são atendidas: filhos de mães solteiras, moradores de áreas distantes que trabalham nos bairros nobres da cidade, migrantes em busca de trabalho, filhos de porteiros do bairro, moradores de comunidades carentes etc.

Observando recomendação governamental e estando ligada, por convênio, à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, o CREI passou a atender, dentro da faixa pré-escolar, a crianças de 1 ano e meio até 4 anos de idade, considerando-se que, a partir de então, o Estado suprirá as próximas etapas escolares.

A seleção para ingresso no CREI é regida pelo critério de maior necessidade. A prioridade  é dada à famílias carentes de menor poder aquisitivo. Embora sendo fruto do idealismo de um grupo de cristãos e funcionando desde o início nas dependências da Igreja Cristã de Ipanema, o CREI jamais considerou a prática religiosa das crianças e seus familiares como critério para seu ingresso na Instituição.

O CREI nasceu do desejo de servir às comunidades carentes. Quer realizar seu trabalho dentro de um padrão técnico e educacional satisfatório para o desenvolvimento integral das crianças e oferecer referências mínimas que possam ser aproveitadas no próprio âmbito familiar. A vida do CREI depende da sua colaboração voluntária.